Antigamente, quando um casal não conseguia ter filhos, a sociedade costumava dizer que o problema estava na mulher. Mas hoje em dia, com a evolução cientifica e a transformação das relações humanas, sabemos que não é bem assim. De maneira genérica, os especialistas afirmam que a infertilidade ocorre 40% por fatores femininos, 40% por fatores masculinos e 20% por fatores femininos e masculinos associados. Mas afinal, do que se trata a infertilidade e quais são as suas causas?
A infertilidade é a dificuldade de reprodução. Geralmente, o diagnóstico é feito quando um casal não obtém gravidez mesmo sem o uso de qualquer método contraceptivo, após um ano de tentativas bem distribuídas ao longo do ciclo menstrual. Existem dois tipos de infertilidade: primária, quando não há gestação anterior e a secundária, se já houve alguma gravidez. É importante ressaltar que o fato da mulher ter sido mãe antes não garante a fertilidade para uma futura gravidez. O diagnóstico de infertilidade também pode ser dado para mulheres que chegam a engravidar, mas não conseguem manter a gestação até o final.
A infertilidade atinge aproximadamente 15% dos casais e pode ser causada por diversos motivos: problemas no organismo feminino, masculino ou uma associação de ambos.
O que pode causar a infertilidade feminina?
- Distúrbios hormonais que impedem ou dificultam o crescimento e a liberação do óvulo;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Problemas nas trompas ou tubas uterinas, provocados por infecções ou cirurgias;
- Endometriose;
- Ligadura das trompas;
- Muco cervical que impede a passagem dos espermatozoides;
- Infecção no colo do útero;
- Idade.
O que pode causar a infertilidade masculina?
- Diminuição do número de espermatozoides, conforme o homem fica mais velho;
- Pouca mobilidade dos espermatozoides;
- Espermatozoides anormais;
- Ausência da produção de espermatozoides;
- Vasectomia
- Dificuldade na relação sexual;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
Para detectar qual é a causa da infertilidade, o casal deve procurar o médico ginecologista e relatar os problemas apresentados. Após o diagnóstico, serão solicitados exames complementares para identificar suas causas e possíveis tratamentos.
Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.