Você sabia que a higiene bucal do bebê deve ser feita antes mesmo do primeiro dentinho nascer? Além de ser importante para a manutenção da saúde, ele já vai se acostumando com a rotina de cuidados para quando os dentinhos nascerem de vez.
A limpeza da gengiva diariamente é uma boa forma de habituar a criança e evitar que ela recuse a escovação no futuro: faça a limpeza com gaze ou uma fraldinha de pano molhada em água filtrada, sem pasta de dente alguma. Lembre-se: quando os dentinhos começarem a nascer, a gengiva fica muito sensível, então limpe-as delicadamente. Nunca deixe de limpar por medo de machucar o bebê, pois esse cuidado diminui riscos de infecções na região.
Assim que os primeiros dentes surgirem, faça a transição para a escova de dentes. A primeira escova deve ter cerdas macias e uma cabeça pequena, que permita alcançar todas as partes da boca. Verifique na embalagem a orientação de faixa etária.
Também existem outras dicas e cuidados que podem auxiliar na higiene bucal dos pequenos:
- Escovar os dentes do bebê duas vezes por dia, de manhã e antes de dormir.
- Usar uma quantidade mínima de pasta de dente com flúor.
- Fazer movimentos de escovação suaves e não se esquecer da língua, pois ela acumula bactérias que causam mau hálito.
- Trocar a escova sempre que as cerdas começarem a se desgastar.
- Utilizar fio dental assim que os dentes das crianças começarem a encostar uns nos outros.
Além de todos esses cuidados, o bebê deve visitar um odontopediatra assim que os dentinhos nascerem ou até o seu primeiro ano de vida, o que acontecer primeiro.
Fonte: BabyCenter