O Baby Led Weaning (Desmame Guiado pelo Bebê), também conhecido como BLW tem ganhado cada vez mais adeptos. A técnica consiste em incentivar a autonomia do bebê durante as refeições.
Criado pela britânica Gill Rapley, o termo é usado para definir a introdução alimentar feita sem o uso de colheres ou papinhas. O principal objetivo da técnica é oferecer a comida em pedaços e permitir que o bebê se sirva sozinho, além de coloca-lo a mesa com a família para participar das refeições já aos seis meses de vida.
O BLW traz diversas vantagens ao desenvolvimento da criança, a começar pela coordenação motora e a possibilidade da criança descobrir sabores separadamente. Além disso, o alimento sem ser batido ou triturado, mantém propriedades importantes que podem auxiliar no funcionamento intestinal. Outro beneficio é que com o BLW, o bebê aprende a mastigar a comida, o que pode combater a obesidade infantil.
É válido ressaltar que nem toda criança está preparada para isso. Especialistas acreditam que os bebês que são amamentados, por já treinarem a musculação da boca ao sugar o peito da mãe, aceitam melhor a comida em pedaços. No entanto, quando a introdução dos sólidos ocorre antes do sexto mês ou antes que a criança consiga se sentar, ela pode ser rejeitada.
Não se esqueça de consultar um pediatra antes de iniciar a introdução alimentar. Apenas um profissional da saúde poderá indicar o melhor método e também avaliar se a família tem o perfil para prosseguir com o BLW.
Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.
Fontes: Revista Crescer | Bebê Abril