Por volta do segundo ou terceiro trimestre da gestação é comum que os pais comecem a pesquisar por pediatras, profissional responsável por acompanhar o desenvolvimento das crianças durante toda a infância. Não há necessidade de o profissional escolhido estar presente na sala de parto, mas é importante que ele já tenha sido definido na alta hospitalar, quando começam as consultas do bebê.
Faça um checklist de todas as características que você busca em um profissional para acompanhar o seu bebê. É importante optar por um que se encaixe nas opiniões e filosofia de criação dos pais.
Peça referências para aqueles que já têm filhos e marque uma consulta para conhecê-lo, visto que a maioria dos profissionais não cobra por esse tipo de atendimento. Durante essa consulta, tire todas as suas dúvidas e pergunte se ele disponibiliza um número de celular para casos emergenciais. Nessa fase, muitos pais se sentem mais confortáveis se souberem que podem contar com o médico mesmo fora do horário de expediente.
Também é importante considerar médicos cuja localização do consultório seja próxima ou de fácil acesso. Além disso, vale perguntar sobre a dinâmica de marcação de consultas e o tempo de espera, pois alguns médicos trabalham de forma diferente por terem a agenda cheia.
Conversou com um profissional que passe conforto, confiança e que tenha ideais que casem com os seus? É muito provável de que esse será o escolhido para acompanhar o desenvolvimento do seu filho. Uma escolha acertada evita buscas incansáveis pelo médico ideal, mas nada o impede de trocar de profissional caso sinta necessidade.
Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.
Fontes: Danone Baby | Revista Crescer